ARACAJU CIDADE BRASILEIRA PLANEJADA COM ACERVO ARTÍSTICO E CULTURAL DE SERGIPE ESTADO NORDESTINO
As belezas da cidade de Aracaju, são impressionantes, e porque não dizer, as belezas de todo o Nordeste brasileiro. Essa cidade, é considerada uma das capitais do Nordeste brasileiro com menor índice de desigualdade social dessa região. Ela é a capital do estado de Sergipe, no Brasil. Está localizada no litoral, sendo cortada por dois rios como o rio Sergipe e o rio Poxim.
Essa capital é, relativamente, em número de habitantes, uma das poucas que ainda é boa de morar, pois a qualidade de vida dessa cidade é muito boa. Talvez Aracaju tenha uns 800 mil habitantes; pra mais ou pra menos, mas ela fica no patamar de algumas outras capitais nordestinas. Ela tem um rico patrimônio histórico arquitetônico, povoada por belos edifícios, templos, palácios, museus, universidades e teatros. Sua orla é uma das mais belas do Brasil, tem uma excelente infraestrutura com bares e restaurantes e uma vida noturna bem animada.
Como toda história do Brasil, mesmo antes do descobrimentos pelos portugueses, essas terras, foram habitadas por tribos indígenas, pois o belo ambiente natural adequado para caça e pesca, fizeram com que os índios povoassem esse lugar, pois tinha a mata atlântica e o oceano pacífico, a sua frente. No começo, Aracaju foi uma pequena vila de pescadores no estado de Sergipe, cuja a capital era São Cristóvão. Foi com a construção do porto que, a população começou a crescer, e como esse porto era usado também para exportar produtos, a população foi cada vez aumentado. No ano de 1855, quando ela foi elevada a cidade, Aracaju se tornou a capital do estado de Sergipe, motivando um período importante do crescimento a partir do topo do morro de Santo Antônio, origem da população em direção à costa, estendendo-se pelas margens do Rio Sergipe. Com 25 km de praias que se estendem na barra do Rio Sergipe ao Norte até a foz do Rio Vazabarris ao sul, Aracaju significa cajueiros dos papagaios, sendo a fruta o símbolo da cidade. A orla urbana dessa cidade é uma coisa impressionante, pois mistura um misto de beleza e um ar de nostalgia, pois parece visual de filme de Hollywood. A cultura nordestina tem dessas coisas, pois a arte e a cultura se misturam com o talento do povo sergipano. Todos nós sabemos que essa cidade, foi planejada. O projeto, desafiou a capacidade da engenharia da época, face à sua localização numa área dominada por pântanos e charcos.
Uma comissão de engenheiros elaborou um projeto urbanístico que fosse inovador e que fosse viável para a cidade. Esse projeto teve como responsável o engenheiro Sebastião Basílio Pirro. A vanguarda desse projeto, teve como ideia, projetos que fizeram em Camberra, Washington, Buenos Aires e Chicago. Ela é uma cidade tranquila e segura, preparada para o mercado turístico, onde tem atrativos naturais como: rios, praias e manguezais e uma ótima gastronomia, marcada pelo cardápio de frutos do mar e peixe. Sua população dispõe de muitos eventos culturais e de lazer, como: museus, galerias de arte, teatros centro de convenções, parques e casas noturnas, sem falar nos shows musicais ao ritmo do forró, um ritmo de musica exclusiva da região nordestina. Com o sistema de transporte público integrado, é possível conhecer toda a capital sergipana com apenas um único bilhete de passagem. A rede hoteleira da cidade, é de alta qualidade, com restaurantes e bares. A logística de Aracaju também é muito eficiente, você pode está em qualquer lugar da cidade rapidamente. Procure conhecer a cidade de Aracaju no estado de Sergipe.