Santuário Nacional de Aparecida tem exposição sobre ‘Um olhar de Fé’

Fotógrafo reuniu 30 imagens que retratam momentos de devoção de fiéis
texto de Rodrigo Machado

Thiago Leon assina a exposição ‘Um olhar de Fé’, em Aparecida


Divulgação/Wilson Silvaston

Se tem um fotógrafo com conhecimento sobre o dia a dia do principal cartão-postal religioso do Brasil, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, esse profissional se chama Thiago Leon, de Lorena.

Parte do trabalho de Leon feito ao longo dos últimos anos pode ser visto até o dia 30 de novembro na exposição ‘Um olhar de Fé’, no Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida. A entrada é gratuita.

O fotógrafo reuniu 30 imagens que retratam momentos únicos de carinho e devoção de fiéis durante visita a Aparecida. O trabalho mostra um lado peculiar de Leon, que sempre aposta em ângulos inusitados do maior templo mariano do mundo.

“Quero mostrar a fé por meio dos gestos e olhares, que são os elementos que utilizo para integrar o devoto à atmosfera que só a Basílica tem. Os gestos mais simples e singulares de gente humilde com objetivos puramente de amor à Nossa Senhora Aparecida são os que dão os melhores resultados”, disse.



Exposição 'Um olhar de Fé’ em Aparecida. Foto: Divulgação/Wilson Silvaston

Trajetória
Leon registra eventos e celebrações da Basílica há pouco mais de 10 anos e sua coleção revela memórias visuais de milhares de manifestações de devoção à padroeira e momentos importantes da história do país, como a visita do Papa Bento 16, em 2007, e do Papa Francisco, em 2014.

“Como fotógrafo sei que qualquer instante pode render uma boa imagem, mas é óbvio que a visita de um Papa é um fato especial. Em 2007 fui muito feliz ao fotografar Bento XVI na janela do papa-móvel em meio à multidão e seis anos depois, tive a grande oportunidade da minha vida profissional, que foi fotografar o Papa Francisco oficialmente pelo Santuário Nacional”, lembrou.

Exposição
O Memorial da Devoção Nossa Senhora Aparecida faz parte do complexo turístico dentro do Santuário Nacional. O local abriga ainda o Cine Padroeira, o Museu de Cera, o Cantinho dos Devotos Mirins, um espaço para exposições, além de lojas de artigos religiosos. O memorial pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sábados das 8h às 19h e aos domingos e feriados, das 7h às 18h.

Fonte: MEON

Subscribe to receive free email updates: