Por que o anúncio da Amazon deu essa cacetada no manequim que governa São Paulo?



Nilson Lage

Por que o anúncio da Amazon deu essa cacetada no manequim que governa São Paulo?

Não é porque Jeff Bezos seja "de esquerda"; pelo contrário.

Trata-se de um tipo de publicidade - a da Benetton fico famosa, mas o criador do gênero foi mesmo Edward Bernays, o pai das relações públicas, quando associou mulheres fumando à campanha feminista para vender cigarros, em 1929 - que busca, por via da agressão, apoiar-se em um sentimento difuso do público-alvo.

No caso, o público-alvo da campanha de venda do dispositivo leitor de livros são pessoas com pretensões intelectuais, de cultura medianamente refinada (os autores citados indicam isso); e o sentimento difuso a antipatia despertada pela medida do prefeito cobrindo de cinza os grafites da cidade.

Uma das vantagens dessa estratégia é motivar repercussão grátis, como o noticiário dos jornais e este comentário. A desvantagem - que, para a Amazon, pouco importa - é aporrinhar o tal prefeito e seus seguidores (que não são afeitos a livros).


Subscribe to receive free email updates: